Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007

Formação em Peritos em Energia de Edifícios

 

S.energia e Politécnico vão formar peritos em energia de edifícios


A S.energia, Agência Local para a Gestão de Energia do Barreiro e Moita, e o Instituto Politécnico de Setúbal vão formar peritos qualificados para que estes possam dar cumprimento ao novo Sistema de Certificação Energética de Edifícios e da Qualidade do Ar Interior, em vigor desde o passado dia 1 de Julho. Carlos Santos, vice-presidente do conselho de administração da S. Energia, explica que a realização de um programa de formação foi a prioridade da Agência, uma vez que é necessário criar condições para que os peritos estejam “aptos e cumpram as obrigações energéticas nos novos edifícios”.


 

Esta nova legislação faz com que seja afixado, no respectivo local, um “autocolante” com toda a informação necessária em relação à eficiência energética do edifício, permitindo assim um cálculo do custo de exploração e manutenção, e proporcionalmente uma redução anual da factura energética.

Actualmente, esta lei é aplicável a todos os novos edifícios de habitação e de serviços, cujos pedidos de licenciamento ou autorização sejam posteriores a 1 de Julho deste ano. Daqui a um ano esta lei passa a ser aplicada a todos os edifícios, sendo obrigatório para que possam adquirir licença de habitabilidade e assim serem vendidos.

A S. Energia optou por escolher a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal para ministrar as acções de formação, uma vez que esta instituição integra o Conselho de Administração da Agência e é uma entidade certificadora.

Francisco Carreira, vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal adiantou que esta instituição de ensino já tem cursos na área da energia, que são ministrados em Setúbal. A novidade é que estes cursos “passam agora também a ser ministrados no Barreiro”, avançou.

Esta formação é composta por três módulos e dirige-se, essencialmente, a dois grupos de formandos, nomeadamente a quem analisa os projectos, ou seja, as câmaras municipais, e os arquitectos, engenheiros ou projectistas, que devem ter em conta a nova lei nos projectos a apresentarem às entidades licenciadoras.

Neste contexto, vai ainda realizar-se um seminário sobre certificação energética e ar interior nos edifícios, no âmbito do Sistema de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior, que está programado para o dia 17 de Setembro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.

O processo de constituição da Agência Local de Energia iniciou-se com a assinatura do protocolo entre as Câmaras Municipais do Barreiro e Moita, com vista à candidatura ao Programa Comunitário “Energia Inteligente - Europa”. Bruno Vitorino, presidente do conselho de administração da S.energia, explicou que os objectivos da Agência passam também pela “elaboração da matriz energética para o concelho”, promoção da eficiência energética e do uso de energias renováveis, assim como a utilização racional da energia.

 


Carla Cerqueira - 04-09-2007 12:14
Fonte: Setubal na Rede
publicado por gasenergia às 09:07
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Noticias Energéticas

. O Chão por onde andamos (...

. Certificação Energética

. Conselhos de Segurança pa...

. Primeira viagem de Avião ...

. A Energia Solar Quando Na...

. VopaK e Shell criam empre...

. Era Assim

. EVENTOS

. O Gás no Mundo

. AEGPL - International liq...

. MICHELIN ENERGY

. O Workshop Final do Proje...

. Novo Gasoduto Espanha-Arg...

. Novas Metas Europeias de ...

. Preços dos Combustíveis o...

. Portal das Energia Renová...

. Campanha Você Controla a ...

. Projecto Escola da Energi...

. Sites: Instituto Tecnológ...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.favorito

. Vamos aqui falar do Gás e...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds